Banner
Home Destaque ICMBio e prefeituras vão apurar e devem punir responsáveis por festa na APA Costa dos Corais

ICMBio e prefeituras vão apurar e devem punir responsáveis por festa na APA Costa dos Corais

ICMBio e prefeituras vão apurar e devem punir responsáveis por festa na APA Costa dos Corais
0

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, informou, por meio de nota, na manhã desta terça-feira, 28, que a festa ocorrida nas piscinas naturais de Marceneiro, no município de Passo do Camaragibe, está em “desacordo com as normas estabelecidas pelo plano de manejo da unidade”.

VEJA TAMBÉM

  • Em festa ilegal, multidão dança e canta em pleno santuário de peixes-boi no litoral alagoano

Imagens de uma festa ilegal em um dos maiores santuários ecológicos do país circularam na internet no início desta semana. Os vídeos mostram uma grande aglomeração de pessoas no mar, onde dançam e cantam em pleno berço de peixes-boi, corais e peixes ameaçados de extinção.

De acordo com o ICMBio, os eventos com finalidade exclusivamente recreativa são proibidos nas piscinas naturais da APA. O Instituto reforçou que está apurando o fato em conjunto com as prefeituras abrangidas pela APA para assim, tomar as providências previstas pela legislação ambiental vigente.

“Ao mesmo tempo, o ICMBio e as prefeituras locais, que são responsáveis por permitir o acesso às praias, realizam um trabalho educativo e preventivo a fim promover junto aos visitantes a conduta consciente nas unidades de conservação”, concluiu o comunicado.

O caso – Muito mais do que um flagrante de uma festa ilegal, as imagens que circulam nesta terça-feira, 28, de uma festa em uma praia de Passo de Camaragibe, trecho do litoral alagoano dentro da Apa dos Corais, está se transformando em um escandaloso ato de agressão ao meio ambiente. De quebra, os convidados também ignoram os cuidados com a vida humana, com uma inacreditável aglomeração enquanto uma nova variante da Covid-19 bate à porta dos brasileiros.

No show de horrores no litoral alagoano, o grupo não respeita a vida marinha, muito mesmo a própria vida, já que o número de pessoas é visivelmente acima da capacidade de suporte do local. A festa teria sido organizado por uma pousada.

A APA Costa dos Corais, maior unidade de conservação marinha do Brasil, é gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

*fonte:TNH1