No Banner to display

Home Geral Alagoas HEMOAL EM MACEIÓ FICARÁ ABERTO PARA RECEBER DOAÇÃO DE SANGUE NO FERIADO DE FINADOS

HEMOAL EM MACEIÓ FICARÁ ABERTO PARA RECEBER DOAÇÃO DE SANGUE NO FERIADO DE FINADOS

HEMOAL EM MACEIÓ FICARÁ ABERTO PARA RECEBER DOAÇÃO DE SANGUE NO FERIADO DE FINADOS
0

A Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funciona para doação de sangue nesta terça-feira (2), feriado nacional em homenagem ao Dia de Finados. Situado na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), o órgão atende das 7h30 às 17h.

Já o posto de coleta do Farol, localizado no Hospital Veredas, retoma as atividades de doação de sangue na quinta-feira (4), às 7 horas.

A Unidade Arapiraca, que funciona no Laboratório Municipal, na rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro, funciona apenas para liberar sangue no feriado e retoma o atendimento aos doadores de sangue na quarta (3), também às 7 horas.

Conforme portaria do Ministério da Saúde (MS), para doar sangue é necessário ter no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e portar um documento de identificação oficial e original com foto. Com relação aos menores de 18 anos, é exigido estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

“No caso das pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, há impedimento para doar sangue. As gestantes e lactantes ficam proibidas de doar neste período e, para repetir a doação, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres ficam impossibilitadas durante três meses”, ressalta a gerente do Hemoal, hematologista Verônica Guedes, ao ressaltar a necessidade de estar usando máscara.

Quanto aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. No caso das pessoas que tiveram apenas contato com outros infectados, caso não tenham apresentado sintomas da Covid-19 nos últimos 14 dias, também podem se dirigir até o Hemoal Trapiche para realizar a doação de sangue durante o feriado do Dia de Finados.

Vacina contra a Covid-19: Já os voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo. Se o voluntário recebeu o imunizante CoronaVac, deve aguardar dois dias para se candidatar à doação de sangue, mas, se a vacina recebida foi a AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, o intervalo é de sete dias.

*fonte:Tnh1