Home Destaque DIVERSIFICAÇÃO Instalação da Duratex pode transformar AL no maior polo moveleiro do Nordeste

DIVERSIFICAÇÃO Instalação da Duratex pode transformar AL no maior polo moveleiro do Nordeste

DIVERSIFICAÇÃO Instalação da Duratex pode transformar AL no maior polo moveleiro do Nordeste
0

Governador assinou decreto que concede incentivos à empresa; investimento será de R$ 1,1 bilhão

A diversificação das cadeias produtivas em Alagoas está mais perto de ser consolidada. Na tarde desta quarta-feira (11), o governador Renan Filho assinou, no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, o decreto que concede incentivos para instalação da gigante Duratex no Estado, que conta com um investimento de R$1,1 bilhão e geração de 460 empregos diretos.

 

(Fotos: Agência Alagoas)

 

Renan Filho acredita que, com a instalação da Duratex em Alagoas, o Estado pode se transformar, em breve, no maior polo moveleiro do Nordeste.

 

“Esse investimento vai estruturar a cadeia produtiva do móvel em nosso Estado. Alagoas está avançando muito no plantio do eucalipto e, agora, terá uma indústria para beneficiar a produção. Com isso, teremos muitas possibilidades de, produzindo as chapas de MDF e MDP, atrair uma série de outras indústrias que utilizarão as chapas produzidas aqui na fabricação de móveis, absorvendo mão de obra e ajudando Alagoas a se desenvolver economicamente”, disse Renan Filho.

 

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, afirmou que a implantação de uma indústria de base em Alagoas, a exemplo da Duratex, estabelece um vetor econômico para o Estado. “Significa a abertura de portas para a consolidação de uma nova cadeia produtiva que promove grande geração de emprego e renda”, avaliou.

 

(Fotos: Agência Alagoas)

 

Formalizada por meio de um trabalho de prospecção realizado pelo Governo do Estado, a vinda da Duratex para Alagoas contou com incentivos previstos dentro do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin). Para garantir a atração de mais empresas, o Governo do Estado executou a reformulação do programa, tornando-o, desde 2016, o melhor incentivo fiscal do Nordeste.

 

“Modernizamos a legislação do Prodesin e, com isso, tivemos a redução da burocracia e, ao mesmo tempo, a ampliação do incentivo; a redução da carga tributária”, afirmou Renan Filho.

 

(Fotos: Agência Alagoas)

 

Com a atualização, na prática, o Prodesin passou a garantir para as empresas uma isenção de 92% de ICMS em todo o território alagoano. Nos demais estados do Nordeste, o cenário é menos atrativo. Pernambuco, por exemplo, oferece benefício fiscal de 75% para a região metropolitana e 95% apenas para o Sertão.

 

“A nossa política de incentivos estimula empresários a virem para Alagoas fazer aqui os seus investimentos e a Duratex é mais um exemplo disso. Mas, já inauguramos a Portobello, que é uma indústria de pisos; a E-paletes, empresa para o transporte de cargas; uma fábrica de cimentos; a ZTT, que é uma indústria chinesa de fibra ótica, e inauguramos a ampliação de várias fábricas da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico”, recordou Renan Filho.

 

A Duratex, que se uniu em Alagoas à Usina Caeté, em 2014, já tem 6 mil hectares de eucalipto plantados no Estado e deverá instalar sua unidade fabril para produção de painéis em MDF e MDP em 2019. Em seu pleno funcionamento, a unidade terá capacidade de produção de até 400 mil m³.

 

(Fotos: Agência Alagoas)

 

“Hoje, já temos geração de emprego na área florestal. Trata-se de uma geração complementar à industria da cana-de-açúcar. O trabalhador opera na cultura da cana durante um período e continua a operar no ciclo do eucalipto. Quando nós tivermos as árvores maduras e o projeto florestal cumprido, aí sim vai haver a geração de empregos na indústria, na construção da unidade e depois na manutenção da mesma”, explicou o diretor da Duratex, José Ricardo Ferraz, presente à solenidade.

 

De acordo com ele, as placas de MDF e MDP e os produtos revestidos produzidos pela Duratex vão atender aos mercados regional do Nordeste brasileiro e internacional, abastecendo a unidade da empresa instalada na Colômbia e outros países andinos.

 

Prestigiaram, ainda, a solenidade o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos; da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida; do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Alagoas, Kiko Gatto; da Fecomércio, Wilton Malta; o superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira; a vice-presidente do Sindicato dos Móveis, Siomara Miranda; e da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Nogueira Filho; o gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, dentre outras personalidades.

 

(Fotos: Agência Alagoas)
(Fotos: Agência Alagoas)
(Fotos: Agência Alagoas)
(Fotos: Agência Alagoas)
(Fotos: Agência Alagoas)
(Fotos: Agência Alagoas)
(Fotos: Agência Alagoas)
(Fotos: Agência Alagoas)
(Fotos: Agência Alagoas)
(Fotos: Agência Alagoas)

Agência Alagoas